Acolhimento a viúvas e viúvos: seg. a sexta das 08h às 12h
Rua Barão de Paranapanema, n. 146, Bloco B, Sala 62, Bosque, Campinas - SP

O tempo e luto

Por Andréia Baroni

No dicionário a definição de tempo diz: “substantivo masculino. Duração relativa das coisas que cria no ser humano a ideia de presente, passado e futuro; período contínuo no qual os eventos se sucedem.

Posso dizer que o tempo é o remédio para o Luto.

Só ele é capaz de fazer as feridas cicatrizarem. Só ele é capaz de transformar a dor em amor e de fazer a saudade não doer.

Seria bom se existisse um mesmo tempo para todos. Já ouvi relatos de pessoas que absorveram a dor do luto em três meses (parênteses para dizer que são pessoas evoluídas e privilegiadas) e outros de pessoas que carregam o luto pelo resto da vida. Mas infelizmente não existe, o tempo é de cada um.  Ele depende do tipo de vínculo que se mantinha com pessoa que partiu.

Gosto da definição da Ana Cláudia Arantes Quintana que diz “O processo de luto se inicia com a morte de alguém que tem grande importância na nossa vida. Nem sempre o vínculo importante é feito só de amor, e quanto mais estiver contaminado de sentimentos complexos, como medo, ódio, mágoa ou culpa, mais difícil será enfrentar o processo de luto. Quando o vínculo rompido era feito de amor genuíno, então temos muita dor, mas, ao mesmo tempo, esse amor vai no levar pelo caminho mais breve em relação ao alívio daquela.”

Busque recursos para diminuir o seu tempo de dor, de sofrimento, nascemos pra ser feliz, mas encontramos na dor ferramenta para crescer, nos tornar mais fortes, em todos os sentidos, então vamos usar a dor apenas como uma ferramenta para esse crescimento. Não precisamos nos manter nela.

Gostaria de propor que você pare e reflita qual a maneira que você tem para sair dessa dor, pense em aceitar ajuda profissional, de um amigo, da família ou às vezes, até de um estranho. Toda forma de ajuda que chegar até você poderá diminuir seu tempo na dor e aprender a passar por ela como mais leveza, sempre na certeza que a vida é feita de bons e maus momentos e que teremos que passar por todos eles ao longo do caminho.

Desejo que o seu tempo seja o menor possível.

Etiquetas: ,

  • R. Barão de Paranapanema, n. 146, Bloco B, Sala 62, Bosque, Campinas - SP
  • (19) 99304-2682 ou (19) 3368-4710
  • contato@acolhecomamor.com.br
  • Devido a pandemia não temos atendimento presencial, somente on-line