Acolhimento a viúvas e viúvos: seg. a sexta das 08h às 12h
Rua Barão de Paranapanema, n. 146, Bloco B, Sala 62, Bosque, Campinas - SP

O luto

A relação do Ser humano com a morte sempre foi alvo de muita reflexão. É só pensarmos um pouco sobre as diversas religiões, cada uma delas tem uma forma de lidar com o fim da vida, porém todas elas tem o objetivo de confortar e também confrontar uma constatação óbvia: nós todos morreremos.
Então, enquanto não chegar a nossa hora, veremos várias pessoas que amamos partirem. Alguns de forma tranquila, outros talvez de forma inesperada. Mas independente da forma, é sempre razão de sofrimento.
Entretanto, não existe uma maneira de sofrer e lidar com as perdas. Não existe receita. Cada um tem uma forma particular de vivenciar tudo isso. Não existe certo ou errado.
Gradualmente a pessoa retorna a sua vida. Nada será como antes, mas o trabalho, a família, amigos… faz com que tudo fique menos doloroso.
Por fim, permita-se vivenciar o luto. Se precisar de chorar, chore. Se quiser relembrar, relembre. Tudo tem o seu tempo e sua forma de acontecer. E se precisar de ajuda, não tenha vergonha, medo, peça ajuda. Você não precisa carregar tudo sozinho!
Lembre-se, respeite o seu tempo, ele é pessoal, cada um tem o seu.

Por Dra. Alessandra Caramujo Wollmer
Psicóloga

Etiquetas: , ,

  • R. Barão de Paranapanema, n. 146, Bloco B, Sala 62, Bosque, Campinas - SP
  • (19) 99304-2682 ou (19) 3368-4710
  • contato@acolhecomamor.com.br
  • Horário Funcionamento: segunda, quarta e sexta das 08h às 12h.