
Como Apoiar Quem Está de Luto
Por Sabrina Coghe
Apoiar quem está de luto não é tarefa fácil. É importante saber ler o outro para entender como você pode contribuir para amenizar aquela dor que dilacera o peito de quem ficou.
Às vezes a suas intenções em ajudar não refletem o que de fato o outro está precisando ou quer naquele momento; tome cuidado para não ser invasivo. Decidir quando e como a casa ficará, quando as roupas serão doadas ou quais fotos permanecerão no aparador, não cabe a você decidir.
Não julgue se foi rápido ou demorado a tomada de algumas decisões; o tempo nesse caso não segue um padrão. A dor é diferente para cada um, e só quem está vivendo o luto sabe o que é mais doloroso a cada momento.
Se você entender que alguma decisão está sendo tomada de forma impulsiva, e que isso pode causar algum arrependimento no futuro, contribua como forma de sugestão; deixando claro que é algo para se pensar.
Ser sensível a dor do outro é muito importante, mas não esqueça; você está ali para ajudá-lo a passar por isso, então segure a sua onda; é hora de ser fortaleza. Qualquer descontrole emocional de sua parte, pode potencializar a dor de quem de fato está precisando do seu apoio.
Evite frases de prontas como:
“Seja forte”, “Vai passar logo, tudo é questão de tempo”, “Você é jovem, logo vai encontrar um novo amor”, “Descansou”, “Era a hora dele (a)”, “Eu sei o que você está sentindo”, “Tanto bandido por aí, e logo ele teve que morrer”
Nada disso contribui como apoio; para quem escuta é algo produzido, copiado, sem sentimento e que todo mundo diz.
Por fim respeite os sinais, e observe a hora de ouvir e a hora de calar. O importante é ficar claro que você está ali para apoiá-lo; e às vezes só a sua presença é mais que suficiente.
Etiquetas: acolhe com amor, Como Apoiar Quem Está de Luto, Sabrina Coghe